..:: Parque Barigui ::..

Segunda-feira resolvi que iria treinar no Parque Barigui, afinal ele fica a 1km do meu trabalho,  foi maravilhoso, sai as  12:00 hrs e dei uma volta e meia no parque o sol estava bastante quente e cheio de pessoas bonitas e saldavéis.
Eu pensei: Vvou fazer meus treinos no meu intervo de almoço, afinal é bem melhor que treinar a tarde pelas ruas respirando poluição dos carros.
As vezes temos tantas oportunidades boas e não reparamos, e não damos valor...

Conhecimentos Gerais
O nome Barigui tem origem indígena e significa "rio do fruto espinhoso", em alusão às pinhas das araucárias nativas, ainda remanescentes. O lugar, uma antiga "sesmaria" pertencente a Martins Mateus Leme, foi transformado em parque em 1972 pelo então prefeito Jaime Lerner. Por sua localização, próximo ao centro da cidade, e sua infraestrutura, o Barigui é o parque mais freqüentado de Curitiba pelos atletas corredores de Rua.

Metragem
As duas pistas de corrida, com metragens diferentes e separadas entre si por uma avenida, concentram a nata dos praticantes de corrida na cidade.

A pista é plana e em grande parte asfaltada, mas conta com alguns trechos de gramado bem conservado. A junção das duas pistas soma 5,4 km em uma volta, considerando a travessia da avenida que as separa. Na de dentro, conta-se 2,1 km, enquanto a maior, de fora, tem 3,3 km.
Dentro do parque, a prefeitura disponibilizou uma academia de ginástica, totalmente gratuita e aberta ao público, com equipamentos para treinos aeróbicos e de musculação.
Há também churrasqueiras, restaurante, quadras poliesportivas, playground e parque de exposições e academias ao ar livre.
bem-iluminado, o parque fica aberto durante toda a noite e a madrugada. A segurança no entorno e interior do Parque Barigüi é feita pela Guarda Municipal de Curitiba.
Agora meus treinos com certeza serão sempre ali, arvores, brisa fresca, pessoas bonitas e saudavéis...  \o/ eeeeeeeeeeee 

4 comentários:

  1. Já treinei muitas vezes nesse parque quando estive passando as férias aeeee, muito bom mesmo...é isso mesmo as vezes não damos valor o que temos, pois comigo nos anos 80 eu servia num quartel ao lado do Aterro do Flamengo uma vasta área com grama para se correr e não corria, depois que fui transferido e vi o quanto eu dava mole em não correr lá, mais tudo bem moro perto de outra área verde que corro muito...Muito bom o seu treino na hora do almoço, parabéns...
    Ahhhh já trocou a cor do blog o fundo branco era melhor...
    Bons treinos,
    Bjs
    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Marli , às vezes o que falta é uma motivação assim, e treinar junto a outras pessoas é ótimo. Eu não tenho muita sorte nesse ponto,treino sozinha por aqui, mas em compensação tenho muitos kms de estrada de chão ,livre de carros e pertinho da natureza. Geralmente no domingo treino na hora do almoço, gosto desse horário.Nos vemos no revezamento !

    ResponderExcluir
  3. Marlee bom dia, olha quando eu recebo msg no meu blog eu tento responder aos amigo(a)s através de email...Qual o seu email? vc me perguntou no meu blog, sobre a função do Sal no nosso organismo? Pois quando corremos longas distâncias perdemos eletrólitos (sal) de nosso corpo e por isso é necessário a partir de uma em uma hora repor esses sal em nosso corpo, caso o atleta não fazer isso pode até acabar apagando e caindo em uma prova e até perder rendimentos. Por isso eu levo para os treinos o sal, aqueles saches de sal de restaurantes, também inventaram o salstick e o electro ++, pois vou te passar 2 links abaixo que está explicando tudinho para vc entender...Só para te passar um exemplo a alguns anos atrás quando não era experiente em corridas longas, eu vi uma matéria na revista contra relogio dizendo que em corridas de grandes distâncias era para o atleta beber água em todos os postos de hidratação, sim era para beber sim, mais não muito e como eu não era experiente e estava quente demais, numa maratona eu passava em todos os postos e bebia água demais, pensando que estava hidratando o meu corpo, sim estava, mais como o meu corpo estava recebendo muita água e o sal indo embora, em um determinado lance eu quase apaguei, só não apaguei pq usei de sabedoria, parei no mesmo instante, sentei no meio fio da estrada e comecei a dar tapa na minha cara para não apagar, as pessoas que passavam e inclusive os amigos não entendiam nada e eu dizia o que tinha acontecido, pois é com a a´gua demais no meu corpo e sem os eletrólitos eu estava apagando, graças a Deus com os tapas que eu dei em mim não conseguir apagar...O sal é bom para longas distâncias, mais tem a pastilha salstick e o electro ++ pois o electro sai mais em conta uma caixa com 50 pastilhas sai em torno de 30 a 38 reais e o electro é melhor do que o sal, pq ao colocar o electro na boca, vc não sente só o sal, pois o electro tem os sabores de uva e laranja.

    Segue os links para vc dar uma olhada, espero que tenho lhe ajudado.

    http://4run.blogspot.com/2008/07/sal-corrida-quando.html

    http://www.jmaratona.com/2010/06/novos-produtos-recebidos.html


    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  4. oi, marlee!!!

    que lugar lindo pra treinar... ficou legal você ter acrescentado ao post um pouco da história do parque! adorei!
    que garra você tem!!! treinar na hora do almoço não é pra qualquer um! desse jeito, você vai longe;) determinação já tem!
    lá em brasília, meu point era o parque da cidade... deixava as crianças na escola (a uns 200m do parque) e ia correr lá, acompanhada dos amigos travados! bons tempos!!!
    beleza de treino! parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir