..:: Segunda sem Carne ::..

Segunda sem Carne

Posted by Mundo Verde
Que tal começar a semana experimentando novos sabores? Já pensou em trocar aquele bife de todos os dias por uma alimentação mais verde e mais saudável? Essa é a proposta do movimento Segunda sem Carne.
A Segunda sem Carne é uma campanha da Sociedade Vegetariana Brasileira, em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio-ambiente da Prefeitura de São Paulo. O objetivo é incentivar a redução do consumo de carne e apoiar diretrizes emitidas pelo Ministério da Saúde. Há também uma versão gringa da campanha, a Meet Free Monday.
A redução das carnes, com consequente aumento do consumo de leguminosas, frutas, cereais (de preferência integrais) legumes e verduras é recomendada pelo Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde.
No documento, o Ministério da Saúde esclarece que os alimentos de origem animal só integram um cardápio saudável se em consumo moderado. Mas, no Brasil, o consumo de carnes deixou de ser moderado há muito tempo, fazendo com que o brasileiro se exponha de forma excessiva aos malefícios da ingestão desenfreada de carne.
O portal da campanha Segunda sem Carne admite que a retirada da carne do cardápio às segundas-feiras provavelmente não será ainda suficiente para ajustar o cardápio brasileiro marcado pelo seu consumo excessivo, mas é uma atitude positiva em direção à melhor educação e abertura a novos sabores.
Além da questão alimentar, há também uma preocupação com o respeito pelos animais. A competição para produzir carne, ovos e derivados de leite baratos tem levado o “agribusiness” a tratar os animais como objetos e mercadorias. Os animais são mantidos em galpões abarrotados ou cocheiras estreitas. Um grande número de bois de corte, vacas leiteiras, leitões, galinhas e perus são criados nessas condições.
A tortura e a morte de animais para alimentação é incompatível com uma cultura de paz. A alimentação sem carne é uma forma de praticar a não-violência.
A campanha se baseia também em um terceiro pilar, pela proteção ao planeta Terra. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) a indústria de carne é responsável por 18% das emissões globais de gases causadores do efeito estufa, ao passo que todos os transportes somados geram 13%.(1).
O Ministério da Agricultura afirma que só no Brasil, a pecurária gera diretamente 80% do desmatamento no bioma amazônico. A criação de animais para abate é uma forma ineficiente de produzir alimentos: para cada quilo de proteína animal são necessários de 3 a 10 kg de proteína vegetal (milho, soja etc.).
A nutricionista da Rede Mundo Verde, Flávia Morais, endossa o coro de que é possível viver de forma saudável e prazerosa sem fazer uso de alimentos de origem animal.
Dar preferência a proteínas vegetais favorece ainda o controle de peso, a redução do risco de doenças do coração e de desenvolver formas de câncer, principalmente o de intestino.
Uma dieta sem produtos animais é pobre em gordura, isenta de colesterol e rica em fibras, vitaminas e minerais. As proteínas vegetais, principalmente quando combinadas, são de alto valor biológico, contem todos os aminoácidos necessários para a formação de tecidos do nosso corpo.
Boas sugestões de proteínas vegetais são:
  • Feijões, ervilha, lentilha, grão de bico;
  • Soja e derivados (Proteína de soja, tofu, extrato de soja);
  • Oleaginosas como nozes, amêndoas, castanhas, amendoim;
  • Cereais integrais como arroz, quinua e amaranto;
  • Sementes de gergelim e tahine;
  • Sementes de girassol e de abóbora;
Seja pelas pessoas, pelos animais ou pelo Planeta, há motivos suficientes para aderir à campanha Segunda sem Carne. Que tal começar hoje?

Bom início de Semana,
Bons treinos,
Boas energias
__/I\__ Gratidão!

5 comentários:

  1. Iniciei a semana com ovos cozidos...kkkkkkkkkkk Bons treinos guerreira.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/21/2011

    Olá Marli,

    Uma bela iniciativa para quem tem o consumo de carne desenfreado e precisa mudar a alimentação pelo menos durante a semana.

    Parabéns!


    Abs
    http://varapido.blogspot.com
    @lucasandradeti

    ResponderExcluir
  3. Que legal esse post. Eu não como carne vermelha em nenhum dia da semana e achei bem interessante esse movimento.

    Abraços,
    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. oi, marli!!!

    eu não tenho um dia específico para não comer carne! tenho um para comer: ou na sexta ou no domingo...
    mas é interessante a campanha... faz a gente refletir!

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. daee marli! Sim, mudei meus hábitos alimentares e não como mais carne... Podes achar meio muito loko isso que vou te dizer, mas sempre que comia carne me sentia mal, tipo, ta ligado quando tu ta fazendo algo errado e sabe que é errado? Tipo eu sintia que comendo carne eu estava indo contra a minha própria natureza! Mais ou menos isso... Ontem mesmo fiz aqui em casa pra minha esposa hamburger de espinafre e tofu, e acho que vou converter mais um pra causa!! hehehehehe

    ResponderExcluir