..:: Quatos KM Correr???


QUANTOS QUILÔMETROS CORRER POR SEMANA PARA DISPUTAR UMA MARATONA?
Eu já li muitas coisas, pesquisei muito na internet e já ouvi várias opiniões de profissionais da área de Educação Física e Assessoria, mas em sua opinião, quanto km se deve treinar (correr) na semana para se correr uma Maratona???
Eu acredito que cada Atleta tem sua individualidade, tem que conhecer seu corpo e o limite de sua capacidade, mesmo assim cada um tem sua opinião e é isso que quero saber...

TABELA REVISTA SPORT LIFE - JULHO 2010
PARA ENTENDER A TABELA:

  • a quilometragem semanal deve ser feita em função do objetivo proposto e do nível de condicionamento do Atleta;

  • na primeira coluna aparecem as marcas-objetivo na maratona, na segunda, quabtos quilômetros deve rodar, na terceira aparecem os dias de treino na semana em função do objetivo e em relação aos quilômetros realizados;

  • na última coluna aparecem a quilometragem cuja barreira é desaconselhavél ultrapassar;

  • é importante descansar um dia em cada dois  ou três de treino. Não corra mais de quatro  dias seguidos, e e perigoso fazer dois dias seguidos e intervalados. Se for correr três dias consecutivos, faça dois dias de rodagem e um de intervalado.
E vc o acha???
\o/simbora treinar
\o/ simbora correr

9 comentários:

  1. Buenas! Apesar de nao ser muito fã de tabelas e planilhas, achei essa que vc apresnta bem realista. Sou maratonista lento e treino pouco mesmo, por questões pessoais (se eu ficar me matando seguindo planilhas a corrida perde o prazer...) Muito bom compartilhar isso!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga , eu não sigo planilhas pois não consigo correr sozinha, sou uma tartaruguinha que ainda preciso de equipe para treinar mas acho super interessante quem consegue pois os resultados com certeza aparecem. Beijos

    ResponderExcluir
  3. E aí marli!!

    Meu, vai dizer que você quer correr uma Maratona? As mulheres do mundo estão doidas!!! Mas assim, na minha modesta opinião, creio que correr uma maratona é algo mais sério, o que exige acompanhamento de profissionais mesmo, tipo, personal, assessoria, musculação adequada....Já li uma reportagem na Runners que é possível correr mais treinando menos! Claro, com algumas regrinhas que devem ser observadas...a dedicação deve ser 100%.

    Felipe

    ResponderExcluir
  4. Oi Marli, minha ambição é terminar a prova da maratona o menos "estragado" possível, ou seja, devagar e sempre, não ligando para o tempo, mas acho que farei em 05 horas mais ou menos. Estou treinando 10/15 km terça/quinta - seg/ qua/ sex musculação, tudo isso na academia - circulo Militar - nos sábados ou treino longão - estou nos 27km - ou aventura de bike ou montanha,, ahhh amanha termino com o nutricionista e tentarei seguir com uma alimentação direcionada as atividades que faço,, isso ae

    moooooooooooooooove

    ResponderExcluir
  5. Marli boa noite como eu lhe respondi por email, isso varia de atleta para atleta de técnico para técnico, quando eu estou treinando para maratona na semana os meus treinos chega de 100 a 150K...Mais tudo isso deve ser orientado por um técnico...Boa sorte na Maratona de Curitiba.

    Bons treinos,

    Bjs

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  6. Bora para os 42.195k...rs Fortalece a musculatura, foca e cai pra dentro guerreira. Cabeça !!! Bons treinos.

    ResponderExcluir
  7. Marli,
    Penso que a quantidade de quilômetros semanais talvez não seja o mais importante. Completei minha primeira Maratona em 5h, o que não é lá grandes coisas, mas para a ocasião, sem treinador e planilha, foi o melhor que pude.
    O que eu fazia? Treinava ao menos 10km às terças e quintas, tipo rodagem. E aos finais de semana ia aumentando os longões aos poucos, começando com 15km, e aumentando para 3km por sábado, até atingir 33km em pelo menos dois treinos. Não consegui, e fiz apenas um treino de 31km. Mas isso é muito bom, pois você trabalha o aspecto psicológico, já que não estamos acostumados a ficar tanto tempo correndo (lá no blog tem esse treino, se não me engano entre março e abril desse ano).
    O acompanhamento profissional, se escolhido, também pode ser uma boa, pois você vai contar com gente supostamente preparada para te orientar.
    De um jeito ou de outro, tudo dependerá do quanto você está disposta a se doar à Maratona, o que significa abrir mão de algumas coisas por determinado período de treinos. Implica dormir cedo, focar no longão, preparar tudo que você pode utilizar, escolher o melhor tênis, gel, mochila etc.
    Boa sorte na empreitada! É prazeroso!
    beijos,
    @JoelMaratonista

    ResponderExcluir
  8. @Marli estou impressionado com sua meta. Eu me manterei treinando para as provas de 10K neste meu primeiro ano de treino, apesar do meu compadre estar forçando uma barra para eu treina para as meias. Em abril de 2011 isso talvez aconteça, pois haverá uma meia maratona aqui no Rio que atravessará a ponte Rio-Niterói.
    Vale só pela liberdade de roubar o espaço dos carros.
    Bom final de semana :-)

    ResponderExcluir
  9. uma palavra só[ determinação]parabens garota, é veja só , eu chegei a o peso de 137 kg , ai tomei vergonha na cara e fui a uma nutricionista, alimentação toda balanceada , ai pedir 47 kilos [ detalhe somente com muita determinação ]
    ai passei a correr peguei gosto , treinos e muitos treinos , minha 1 prova 10km 01;26 cheguei todo lascado mais cheguei ,hoje meu tempo é de 57;24 é ótimo já na de 5 km 27;14 e na meia maratona fortaleza foi de 02;18 e agora vou enfrentar minha 1 maratona do Rio 2013 07/07/2013 estarei lá e vou realizar meu grande sonho , e claro levarei junto comigo sua palavras valeu mesmo garota ,“Nunca se satisfaça com seu desenvolvimento, aprenda a amar o desafio e procure sempre estar faminto”

    ResponderExcluir