..:: MANUAL DE BOA CONDUTA ::..

Os corredores podem relatar muitas situações desagradáveis já vividas, principalmente em locais onde é maior a concentração de atletas. Apesar da boa educação e o respeito aos outros serem uma questão cultural, que, muitas vezes, tem a ver com a história de vida das pessoas, ou seja, com o que aprendem desde a infância, é sempre bom prestar atenção àquilo que se faz, bem como àquilo que os outros costumam fazer.
Assim, foi criado um “Manual de boa conduta”, sugerindo comportamentos, para que cada um cumpra a sua parte e, desse modo, a convivência nos treinos e eventos de corrida se torne bem mais agradável.

EMPURRA-EMPURRA NA LARGADA
Na largada das provas, procure se manter na baia ou no local compatível com o seu nível de performance. Afinal, costumeiramente, a classificação dos atletas é efetuada em função do tempo líquido, sendo iniciada a cronometragem do tempo somente quando o corredor passa sobre o tapete do chip.

CORRIDA EM GRUPO
Quando correr em grupo, procure não formar uma barreira, mantendo-se lado a lado logo no começo da prova. Espere para se reunir aos outros mais tarde, quando o percurso estiver menos congestionado, o que costuma acontecer antes do primeiro quilômetro. Isso facilitará a passagem dos atletas que vêm atrás de você.

POSTOS DE ÁGUA
Seja cuidadoso nos postos de água. Quando avistar um posto de água, não é necessário cruzar repentinamente a pista em direção a ele. Aos poucos, dirija-se para o lado onde fica o posto, preocupando-se sempre em não atravessar a frente dos outros atletas.
Em geral, os postos são mais extensos do que parecem à primeira vista. Não se desespere querendo pegar água logo na primeira bancada. E se perceber que algum colega de corrida não conseguiu se desvencilhar da multidão para se abastecer, não custa nada fazer a gentileza de pegar um copo de água para ele.

COPO DE ÁGUA
Depois de beber água, tome cuidado na hora de jogar o copo fora. Muitas vezes, ele não está totalmente vazio e pode machucar um corredor que vem ao lado ou logo atrás. Procure espaço antes de lançar o copo e jogue-o, de preferência, nas laterais da pista ou em outro local adequado.
Em treinos, segure o copo até avistar uma lixeira. Faça o mesmo com as embalagens de carboidrato ou outros recipientes.

PARADA REPENTINA
Jamais pare bruscamente durante uma corrida. Os ciclistas têm uma regra básica que serve muito bem aos corredores. Se quiser parar por algum motivo (amarrar o tênis ou mesmo se não estiver se sentindo bem e precisar andar um pouco), faça um sinal com um dos braços e saia, aos poucos, de lado, para um local de pouca concentração de pessoas.

ULTRAPASSAGEM DE PESSOAS
Se durante a corrida, houver um grupo de pessoas à sua frente, não tente de forma alguma ultrapassá-las cruzando um pequeno espaço, por exemplo, a mínima distância que separa algumas delas. Se o grupo estiver prejudicando a sua passagem, peça licença e passe cuidadosamente.
Caso a pessoa à sua frente utilize fone de ouvido, seja bastante cuidadoso, toque gentilmente nas costas ou nos ombros dela para que possa lhe dar passagem, sem se assustar.

TANGENCIAR SIM, CORTAR NÃO!
Está certo que as regras da corrida orientam tangenciar o percurso, mas subir na calçada ou cortar o trajeto pela grama é algo completamente absurdo. Não faz parte do percurso da prova.

CORRER SEM INSCRIÇÃO
Participar de uma prova sem inscrição e correr sem número é uma maiores afrontas aos organizadores de um evento, além de ser um desrespeito aos outros atletas, pois todo o suporte do evento é programado para abastecer a quantidade prevista de inscritos.

CORRER COM A INSCRIÇÃO DE OUTRO ATLETA
Se algum atleta não puder participar de uma competição e uma inscrição for oferecida a você, antes de pensar em correr com ela, procure os organizadores e informe-se sobre a possibilidade de alterar o número de inscrição para seu nome, sua faixa etária e seu sexo.
Não há nada mais desagradável do que um corredor atrapalhar um pódio de faixa etária ou mesmo um pódio feminino porque não deu a devida atenção a esse fato.

SEM DIREITO A MEDALHA
As medalhas são destinadas exclusivamente aos atletas que completam a prova. Se você estiver inscrito, mas não completar o percurso ou não correr a prova, não entre em conflito com os organizadores para exigir a medalha do evento. Também não peça a um colega que corra com o seu chip dentro do bolso ou da meia para pegar a sua medalha. Afinal, que graça tem ganhar uma medalha sem mérito?

FONES DE OUVIDO
As pessoas que correm ouvindo música devem redobrar os cuidados quanto ao que acontece à sua volta. Hoje, nos Estados Unidos, por questão de segurança, em muitas competições não é permitido o uso dos chamados headphones. Uma ambulância pode precisar passar com rapidez e você pode não ouvir a sirene ou mesmo as orientações dos alto-falantes. Além disso, durante o percurso, é preciso estar atento, principalmente, aos atletas que vêm atrás de você.
Em treinos, use os fones de ouvido apenas quando correr em locais seguros, como parques. Em trechos abertos ao trânsito, evite-os ao máximo.

OBJETOS ESTRANHOS
Jamais jogue objetos na área de largada ou no meio da pista, como camisetas, blusas, garrafas de água etc., pois os outros atletas podem tropeçar neles.

CUSPARADAS SEM RUMO
Durante a corrida, na hora de jogar fora qualquer objeto, você corre o risco de acertar outro atleta, pois a ação do vento faz com que o objeto siga rumos que você nem imagina.
Portanto, se for cuspir ou assoar o nariz, tome mais cuidado ainda para não atingir outras pessoas.

LINHA DE CHEGADA
Não pare de repente após a linha de chegada, nem a cruze de forma desenfreada, como se existissem mais alguns metros de prova. Preste atenção às pessoas que estão à sua frente e tenha todo o cuidado com as pessoas que vêm atrás de você. Após cruzar a linha de chegada, siga as instruções dos staffs da competição e não tumultue o local. Passe normalmente, seguindo o fluxo e, se for o caso, aguarde o seu colega de corrida numa área em que não atrapalhe o andamento da prova.

RESPEITO ÀS MULHERES
São extremamente desagradáveis homens que participam de uma prova feminina para “puxar” outras mulheres. Além de agirem contra as regras da corrida, já que estão correndo sem inscrição, atrapalham o ritmo de prova.
Os eventos exclusivos de mulheres são um momento especial para elas e nada mais justo do que os homens respeitarem-nos.
Da mesma forma, são totalmente deselegantes cantadas, gracinhas e palavras ofensivas em relação ao público feminino.

AJUDA PARA QUEM PRECISA
Se perceber que alguém está passando mal durante a prova, sempre ofereça ajuda. Sua assistência pode salvar uma vida. Procure um staff do evento para que a pessoa possa ser atendida o mais rapidamente possível.

Fonte: Trainer Assessoria Esportiva

2 comentários:

  1. Marli, perfeito o seu Post...creio que grande parte das regrinhas do Manual de Boa Conduta aprendemos em casa né...foda é ver que tem uma galera que pelo visto não recebeu boa parte das orientações! Mas é isso aí, grande sacada esse Post. Obrigado por me visitar!

    Felipe de Souto

    ResponderExcluir
  2. Que post legal amiga, isto deveria ser vingulado a regulamentos de corridas, gostei mesmo, corra a pouco mais de 4 meses, tenho usado disto para eliminar o meu peso e por ser uma paixão de muitos anos , vejo que já progredi e tenho como meta para este ano a 86ªed. da São Silvestre.Beijos.

    ResponderExcluir